Por que a deficiência de ferro causa queda de cabelo?
A queda de cabelo pode ter muitas causas, afetando adultos e crianças de todos os sexos. Uma dessas causas pode ser a falta de nutrientes, como o ferro.
Quando você não tem ferro suficiente, seu corpo não consegue produzir hemoglobina no sangue. A hemoglobina transporta oxigênio para o crescimento e reparo das células em seu corpo, incluindo as células que estimulam o crescimento do cabelo.
A maior parte da queda de cabelo relacionada à deficiência de ferro não é permanente. A melhor maneira de tratar a queda de cabelo é abordar a causa subjacente do problema. Se você acha que sua queda de cabelo está relacionada a uma deficiência de ferro, consulte um médico para medir seus níveis de ferro. O seu médico provavelmente pedirá um exame de sangue do nível de ferritina, que mede os níveis de uma proteína chamada ferritina, que ajuda a armazenar ferro.
Se os resultados do seu teste mostrarem níveis baixos de ferro, você pode tratá-lo com suplementos específicos. Você pode sentir uma alteração nos movimentos intestinais como um efeito colateral do ferro extra, portanto, informe ao seu médico se você tem tendência a dores de estômago.
Para prevenir futura queda de cabelo, aqui estão alguns pequenos cuidados que você deverá tomar:
1. Faça uma dieta saudável e equilibrada.
Certifique-se de comer alimentos ricos em ferro, como espinafre, ervilhas, proteínas magras - como carne de porco - e frutas secas. Você também deve procurar a frase “fortificado com ferro” nos rótulos de alimentos embalados, como os cereais.
2. Adicione alimentos ricos em vitamina C à sua dieta.
Esses alimentos permitem que seu corpo absorva o ferro de maneira mais eficiente. Certifique-se de comer mais laranjas, morangos, melões, brócolis e tomates.
3. Use seu cabelo solto.
O uso de uma faixa apertada na cabeça pode causar quebra e queda de cabelo. Proteja o seu cabelo das intempéries com lenços e chapéus. Em dias excepcionalmente ensolarados e com vento, mantenha-o coberto.
4. Evite usar produtos químicos e tinturas de cabelo.
Se você usa produtos químicos e cabelos, procure ajuda ou orientação de um profissional especializado.
5. Evite equipamentos à base de calor, como secadores de cabelo e ferros de ondulação.
Caso precise usá-los, adicione uma camada de proteção com gel protetor capilar ou mousse, que podem ser adquiridos em qualquer supermercado ou drogaria.