Alimentos naturais que dão mais energia para seu dia

fresh fruits, bowls, fruit bowls

Com certeza você já se sentiu cansado ou esgotado em algum momento do dia. Pois é… a falta de energia pode afetar suas atividades diárias e torná-lo menos produtivo.

De um modo geral, toda comida supostamente fornece energia. Mas alguns alimentos são melhores em fornecer essa carga extra de vitalidade para um dia a dia realmente ativo. Quer saber quais? Então, confira abaixo uma lista de alimentos que separamos para ajudar você a dar aquele “gás” para o seu corpo. E, claro, para sua produtividade.

Peixes gordurosos

Peixes gordurosos como salmão e atum são excelentes fontes de proteínas, ácidos graxos e vitaminas do complexo B, tornando-os ótimos alimentos para incluir em sua dieta.

Uma porção de salmão ou atum fornece a quantidade diária recomendada de vitamina B12 e ácidos graxos ômega 3 — capaz de reduzir a inflamação no corpo, que é uma causa comum de fadiga, inclusive em pacientes com câncer.

Além disso, a vitamina B12 trabalha em conjunto com o ácido fólico para produzir glóbulos vermelhos e ajudar o ferro a funcionar melhor no organismo. Afinal, bons níveis de glóbulos vermelhos e ferro no sangue podem reduzir a fadiga e aumentar a energia.

pop-zebra-GmK9pnpOMPI-unsplash

Banana

As bananas podem ser um dos melhores alimentos para energia. Eles são uma excelente fonte de carboidratos, potássio e vitamina B6, os quais podem ajudar a aumentar os níveis de energia em seu corpo.

Quer uma prova disso? Um estudo mostrou que comer uma banana antes de um teste de ciclismo de 75 km era tão eficiente quanto uma bebida de carboidratos para melhorar o desempenho de atletas de resistência. Uau!

Arroz integral

O arroz integral é um alimento muito nutritivo. Ao contrário do arroz branco, é menos processado e retém mais valor nutricional na forma de fibras, vitaminas e minerais.

Uma xícara (195 gramas) de arroz integral cozido contém 3,5 gramas de fibra e fornece cerca de 88% da IDR (Ingestão Diária Recomendada) para manganês, um mineral que ajuda suas enzimas a decompor carboidratos e proteínas para gerar energia.

Além disso, graças ao seu teor de fibras, o arroz integral tem um baixo índice glicêmico. Portanto, isso pode ajudar a regular os níveis de açúcar no sangue e a manter níveis constantes de energia ao longo do dia.

tina-guina-obV_LM0KjxY-unsplash

Café

O café pode ser o primeiro alimento que você pensa em consumir quando procura um aumento de energia.

Como todos já sabemos, o café é rico em cafeína. Esse composto pode passar rapidamente da corrente sanguínea para o cérebro e inibir a atividade da adenosina, um neurotransmissor que acalma o sistema nervoso central. Em conseqüência, aumenta a produção de epinefrina — hormônio que estimula o corpo e o cérebro.

Embora o café forneça apenas duas calorias por xícara, seus efeitos estimulantes no corpo podem fazer você se sentir alerta e concentrado.

Ovos

Os ovos não são apenas alimentos completos e deliciosos. Eles também são capazes de fornecer muita energia e vitalidade para seu dia.

Ovos são ricos em proteínas, representando uma fonte constante e sustentada de energia, pois não causam picos de açúcar no sangue e insulina quando digeridos.

Além disso, a leucina (o aminoácido mais abundante nos ovos) é conhecido por estimular a produção de energia de várias maneiras. A leucina pode ajudar as células a absorver mais açúcar no sangue, estimular a produção de energia nas células e aumentar a quebra de gordura para produzir energia.

twinsfisch-fvQH_s7qGgw-unsplash

Abacate

O abacate é considerado um superalimento por causa de todos os seus benefícios significativos à saúde.

Um dos grandes benefícios deste fruto é que eles são ricos em fibras e gorduras saudáveis — as quais promovem níveis ideais de gordura no sangue e aumentam a absorção de nutrientes. Além disso, a fibra dos abacates é responsável por 80% do conteúdo de carboidratos, o que pode ajudar a manter níveis de energia estáveis.

Outro ponto positivo é que o abacate é uma ótima fonte de vitaminas do complexo B, necessárias para o funcionamento ideal das mitocôndrias nas células, onde é produzida energia celular.

Vegetais de folhas verdes

Vegetais de folhas verdes, como espinafre e couve, são excelentes fontes de nutrientes e promovem bastante energia. São ricos em ferro, cálcio, magnésio, potássio, bem como vitaminas A, C, E e K. Além disso, possuem ácido fólico, fibras e antioxidantes que proporcionam inúmeros benefícios à saúde.

Tais vegetais são excelentes fontes de ferro capazes de reabastecer as reservas do corpo, e de vitamina C para melhorar a absorção de ferro no organismo. Esta é uma característica muito importante, pois o ferro aprimora a produção de glóbulos vermelhos para a entrega eficiente de oxigênio às células, combatendo assim a fadiga.

Mas não para por aí. Os vegetais de folhas verdes também podem melhorar a formação de óxido nítrico, o que ajuda os vasos sanguíneos a se expandirem para melhorar o fluxo sanguíneo no corpo

Posts Populares